Textura Prémio CA

Vencedores 2017

A quarta edição contou com 24 projectos apurados para a final. Fique agora a conhecer todos os finalistas do Prémio Empreendedorismo e Inovação 2017

CEREAIS

Vencedor

MATTER, transformação de resíduos orgânicos de produção de cerveja em materiais de revestimento sustentáveis.

Restantes finalistas

AGROINSIDER, plataforma para gestão de parcelas agrícolas através da recolha de informação em satélites.
CHEMICAL NATURE, bioadesivo produzido a partir de resíduos derivados de cereais, que constitui uma alternativa aos derivados do petróleo.


FLORESTA

Vencedor

ADAI, concepção e implementação de ferramentas de protecção activa contra incêndios.

Restantes finalistas

FORESTFIN, dispositivo electrónico de monitorização para prédios rústicos, com disponibilização da informação em tempo real.
AROMAS DO VALADO, produção de óleos essenciais extraídos de ramos de eucalipto deixados nas florestas após o abate de árvores.


HORTOFRUTICULTURA

Vencedor

BIOVIVOS, produção e comercialização de plantas de elevada densidade nutricional, vendidas vivas para maximizar a qualidade dos nutrientes.

Restantes finalistas

FRUEAT, snack de fruta desidratada 100% natural, feito a partir de peças de fruta com defeitos na casca ou tamanho reduzido.
SIDRADA, produção artesanal de sidra e espumante de sidra, ambos feitos com 100% sumo de 3 variedades de maçãs do Oeste.


PRODUÇÃO ANIMAL

Vencedor

SCROFATECH, desenvolvimento de software de apoio à gestão de explorações de suinicultura.

Restantes finalistas

ACOS, teste genético para seleccionar ovinos resistentes a duas doenças com impacto económico negativo em explorações ovinas do Alentejo.
CEBAL, desenvolvimento de estratégias nutricionais baseadas na inclusão de taninos condensados de esteva na dieta de ruminantes.


INOVAÇÃO EM COLABORAÇÃO

Vencedor

GREENTASTE, criação de fermentado láctico para o desenvolvimento industrial de novos molhos e temperos, valorizando o tomate verde não colhido.

Restantes finalistas

CFD4CHEESE, desenvolvimento de protótipo de câmara para criação de lotes de queijos mais homogéneos com condições de cura optimizadas.
FIXPOMO, sistema de protecção fitossanitária de aplicação fixa, particularmente adequada aos pomares da região acidentada do Oeste.
GEOSUBER, plataforma web de monitorização da vitalidade do montado para intervenção preventiva.
IMUNOCASTRAÇÃO EM PORCO ALENTEJANO, estudo de metodologias alternativas à castração tradicional e cirúrgica, mantendo o bem-estar animal e a qualidade dos produtos tradicionais.
LVR, lista de variedades recomendadas de trigo adaptadas às condições edafoclimáticas das zonas produtoras do país.
LUSARROZ, obtenção de variedades portuguesas de arroz e disponibilização aos agricultores de sementes certificadas, de variedade adaptadas às condições edafoclimáticas do país.
PROFRUTA, tratamento de frutos em pós-colheita com extractos de propólis, para controlar bactérias e fungos.
QUALIMILHO, valorização da produção nacional de milho através do estudo da presença de micotoxinas e criação de sistema de detecção rápida.
REGEPINE, desenvolvimento de modelos de condução da regeneração natural do pinheiro bravo, para garantir a viabilidade bioeconómica do pinhal.
RESIMPROVE, melhoria da eficiência da extracção de resina para expansão da actividade enquanto fonte de rendimento do pinhal.
VALRUMEAT, produção de carne de borrego/vitelo com maior valor nutricional, através da substituição dos cereais das rações por subprodutos agroindustriais.


Apoio Institucional

Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Local

Parceria

Rede Rural Nacional

Organização

Inovisa

 

Crédito Agrícola