O Futuro nasce da Sustentabilidade

Vencedores 2020

Parabéns aos premiados

Categoria

Sustantabilidade na Produção e Transformação

Vencedor

MYCOEXPLORER

Desenvolvimento de produto fitossanitário inovador e de fácil aplicação em campo, para controlo biológico da doença da murchidão do pinheiro, responsável pelo maior impacto económico e ecológico nos sistemas florestais mundiais.

www.iniav.pt


Categoria

Economia Circular e Bioeconomia

Vencedor

STEX

Unidade industrial para transformar resíduos (florestais, agrícolas ou lixo urbano) em bioetanol, num processo que foi desenvolvido para ter retorno em até 5 anos, mesmo em escalas de 3 a 10 vezes menores que a concorrência, permitindo a sua aplicação em países europeus. Esta inovação caracteriza-se ainda por não competir com a produção de alimentos, ao contrário do modo de produção convencional de bioetanol, que é feita a partir de açucares ou carboidratos.

www.stex.pt


Categoria

Alimentação, Nutrição e Saúde

Vencedor

ALBA

Produto estável a altas temperaturas e diferentes pHs, apresentado como alternativa segura e sustentável ao dióxido de titânio (TiO2) que está presente em mais de 3500 alimentos e bebidas da indústria alimentar.

www.sueviafoods.com


Categoria

Inovação em Parceria: Grupos Operacionais

Vencedor

GOEFLUENTES

Abordagem estratégica de valorização energética dos fluxos gerados na actividade agro-pecuária, assegurando o desenvolvimento sustentável a nível regional/nacional e reduzindo a exploração de recursos naturais através da reciclagem.

projects.iniav.pt/goefluentes


Categoria

Projecto Promovido por Associado CA

Vencedor

POLIMAX

Estratégia e implementação de práticas para favorecer a polinização natural das macieiras, pereiras e cerejeiras, de forma a aumentar a qualidade dos frutos, a sua conservação e a sua competitividade no mercado, bem como contribuir para o aumento e manutenção da biodiversidade.

www.poli-max.webnode.pt


Categoria

Jovem Empresário Rural

Vencedor

MUSHI

Aproveitamento de troncos provenientes da limpeza das matas, para produção de mini-troncos prontos para cultivo de cogumelos biológicos Shitake em casa. A marca conta também com a recente criação duma linha de malas e acessórios à base de pele de cogumelo, como alternativa vegan e ecológica ao couro.

www.mushi.pt


Distinção

Born From Knowledge – ANI

Vencedor

STEX


A todos os participantes, um especial agradecimento pelo seu enorme contributo.

Ver restantes finalistas